Bebê é operado dentro do útero da mãe em cirurgia inédita

 

Um bebê com 22 semanas de gestação foi operado no útero da mãe, em Brasília, para a correção de uma malformação conhecida como “espinha bífida”, quando parte da coluna fica exposta. A cirurgia, realizada no Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB), é inédita no DF e teve a participação de cerca de 20 profissionais de saúde.

Chamada tecnicamente de meningomielocele, a doença gera limitações motoras e problemas neurológicos desde o útero, com consequências até o fim da vida. Especialista em medicina fetal, a médica Carolina Wanis Ribeiro de Sousa explica que as chances de o bebê se recuperar plenamente da cirurgia são maiores quando a cirurgia ocorre antes do nascimento.

A mãe da criança, Raiane da Rocha, de 36 anos, conta que começou a fazer o pré-natal em um hospital particular, no entanto, após a identificação da malformação foi aconselhada a procurar HMIB, que conta com uma equipe de medicina fetal. Segundo o governo do DF, a cirurgia foi realizada em 12 dias.

Ela e o marido são moradores de Águas Lindas de Goiás, na região do Entorno do DF, e já são pais de um menino de 4 anos. O bebê a caminho é uma menina e vai se chamar Agatha. A previsão é que a criança nasça em fevereiro de 2024.

R7

 SENHOR JESUS CRISTO Salvador

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário