quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Programa Microcrédito do Empreendedor e Operação Vertente são lançados na região Oeste do RN

governador_agua

A cidade de Alexandria, situada na região do Alto Oeste potiguar, sediou nesta quinta-feira (8) o lançamento de dois programas que representam a autonomia financeira de comerciantes locais e a garantia do abastecimento de água, respectivamente. Em solenidade realizada no ginásio Pedro Ferreira de Sousa, “Ferreirão”, o governador entregou 400 cheques do Microcrédito do Empreendedor, com valor total de R$ 1,5 milhão, e lançou oficialmente a Operação Vertente, que entregará água por meio de caminhões-pipa a 13 cidades das regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte.
A Operação Vertente atende inicialmente as cidades que sofrem com colapso de água em virtude dos efeitos da estiagem que afetam o RN desde 2012. Diretamente, serão atendidas 110 mil pessoas com caminhões-pipa previamente cadastrados. Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 153 registram problemas com abastecimento de água em função da baixa do lençol freático, o que forçou o Governo a editar um novo decreto de Situação de Emergência, válido até o dia 21 de setembro, mas com renovação garantida até março de 2017. No estado, a Operação Vertente é realizada pelo Gabinete Civil e coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com valor de R$ 4 milhões, recursos do Ministério da Integração.
Para garantir a plena execução da Operação, os caminhões-pipa utilizam dados georreferenciados dos mananciais e dos beneficiários, bem como o registro via satélite dos veículos utilizados no processo. Além disso, foi montada no Centro Administrativo uma sala de geomonitoramento para acompanhar o processo desde a captação até a entrega de água aos moradores.
Para o governador, a iniciativa tem um papel fundamental para os residentes nas regiões semi-áridas. “O programa visa muito mais do que oferecer água de qualidade aos potiguares que sofrem com a falta de água. Estamos resgatando a dignidade dos moradores de Alexandria e mais outras 12 cidades do Seridó e do Alto Oeste. Esta é uma ação importante, essencial, mas provisória”, garantiu o chefe do Executivo Estadual.
Robinson Faria declarou ainda que, além da Operação Vertente, outras ações para amenizar os efeitos da seca estão em curso na região, como a perfuração de 90 poços, dos quais 18 na zona urbana, a finalização do projeto de ampliação do açude Bananeiras e a garantia do serviço para o esgotamento sanitário da rua do Canal.
Senhor JESUS CRISTO o nosso único Salvador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário