quarta-feira, 16 de março de 2016

Governo assegura conclusão de sistema adutor do Alto Oeste

16

O governador Robinson Faria participou na manhã de hoje (16), no gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de uma reunião com representantes de órgãos e empresas para definir os últimos passos para a conclusão do sistema adutor do Alto Oeste.
Durante o encontro, que foi convocado pelo chefe do poder Executivo do Rio Grande do Norte, ficou acertado que a obra hídrica será entregue por completo no mês de junho deste ano, com capacidade para atender 26 municípios potiguares através de um investimento superior a R$ 140 milhões. “Vamos fazer uma força-tarefa para terminar esses trabalhos o quanto antes, porque o povo daquela região precisa dessa água, que é um bem vital de suma importância”, ressaltou Robinson Faria.
Os órgãos também confirmaram a inauguração de mais um trecho do sistema adutor ainda este mês, beneficiando mais três municípios. Atualmente em funcionamento até a cidade de Itaú, o subsistema Santa Cruz, um dos braços do sistema adutor do Alto Oeste, passará a servir as cidades de Riacho da Cruz, Umarizal e Olho D’Água dos Borges a partir de meados da próxima semana. A extensão do serviço, operado pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), será possibilitada com a conclusão da estação elevatória instalada em Riacho da Cruz.
A reunião dirimiu as pendências restantes da obra, sob a responsabilidade da EIT Engenharia, principalmente com relação às estações elevatórias e suas ligações com o sistema de energia elétrica operado pela Cosern, necessárias para a automação do sistema de abastecimento hídrico. Também participaram o titular da Semarh, Mairton França, o diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, e membros das equipes técnicas dos órgãos.
Ao governador Robinson Faria, o representante da EIT Engenharia garantiu a conclusão das obras físicas do sistema adutor até o fim da próxima semana. O próximo passo, após as ligações elétricas, é iniciar os testes de abastecimento, com o bombeamento de água nas tubulações. A avaliação deve durar cerca de 60 dias.
O diretor da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, informou a Robinson Faria que a empresa fez testes na rede do sistema adutor até a terça-feira (15) e que os resultados serão apurados até o fim desta semana, identificando os problemas e suas eventuais resoluções. Luiz Antônio assegurou celeridade na ligação das estações elevatórias restantes.

Foto: Rayane Maynara

Senhor JESUS CRISTO o nosso único Salvador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário