segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

“Modernização do Legislativo será prioridade”, destaca presidente da Assembleia


A busca pela modernização do Poder Legislativo será prioridade no planejamento de 2016. A afirmação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) nesta segunda-feira (1) ao falar do início do trabalho legislativo de deste ano. “Nossa gestão é pautada pelo Planejamento Estratégico. Iniciamos o ano com novas ações que irão garantir transparência à Casa como a instalação do Painel Eletrônico e o novo Portal da Transparência”, destaca Ezequiel.
O presidente do Poder Legislativo disse que os 24 deputados estaduais trabalham em parceria para melhoria nos serviços público do Estado. “Os atuais deputados têm se destacado pelo trabalho intenso nas comissões batendo recordes de requerimentos e projetos de lei. Para este ano, a expectativa é a melhor possível com novas ações de modernização do Legislativo Potiguar, diálogo com a sociedade, votação de matérias importantes de interesse da sociedade e melhorias nos serviços públicos”, garante.
O incentivo ao trabalho dos servidores públicos com a capacitação dos servidores; a convocação dos concursados; a modernização do legislativo através da informatização dos projetos de lei em atividade e arquivamento; a implantação do Painel Eletrônico que irá apresentar os votos dos deputados e registrar a presença dos parlamentares nas sessões também foi destacado pelo presidente.
Outra novidade para 2016 é o lançamento do novo Portal da Transparência com detalhamento das atividades do Legislativo e o trabalho na apresentação das despesas administrativas. “Vamos executar a segunda parte do Planejamento Estratégico (iniciado no ano de 2015) e aumentar as audiências públicas através de videoconferência, garantindo maior participação das pessoas que moram no interior do RN”, afirma.
O trabalho dos deputados da Mesa Diretoria e o respeito entre os poderes também foi destacado pelo presidente. Para este ano, Ezequiel apontou os temas como desenvolvimento econômico; combate a seca e segurança pública como os grandes desafios.
Balanço 2015
O presidente da Assembleia falou ainda sobre as ações de 2015 e os recordes do trabalho legislativo dos 24 deputados estaduais. “Tivemos um resultado melhor do que o esperado no ano passado. Na Comissão de Constituição e Justiça, por exemplo, tivemos mais de 300 projetos debatidos, analisados e votados pelos deputados. Todas as comissões estão trabalhando com todo empenho para medidas que beneficiem a população”, conta.
O presidente destacou ainda as ações sociais como os atendimentos da Assembleia Cidadã; o aumento da capacitação dos servidores através de graduação com destaque para a implantação do Mestrado, como a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a disponibilizar o curso aos servidores e ainda a abertura do Legislativo a população através de serviços como o Procon Legislativo e os debates nas audiências públicas.
No ano passado, a gestão da ALRN reduziu os gastos em torno de 20% das despesas com manutenção e funcionamento da Assembleia, chegando a economia de R$ 15 milhões.

 Fonte:  Assembleia Legislativa do RN  


Senhor JESUS CRISTO o nosso único Salvador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário